domingo, 17 de janeiro de 2010

‘Miopia Progressiva’

(...) a estabilidade, já então, significava para ele um perigo: se os outros errassem no primeiro passo da estabilidade, o erro se tornaria permanente, sem a vantagem da instabilidade, que é a de uma correção possível.
(...) ele conheceu uma das raras formas de estabilidade: a estabilidade do desejo irrealizável.
A estabilidade do ideal inatingível. Pela primeira vez, ele, que era um ser votado à moderação, pela primeira vez sentiu-se atraído pelo imoderado: atração pelo extremo impossível. Numa palavra, pelo impossível. E pela primeira vez teve então amor pela paixão.
E foi como se a miopia passasse e ele visse claramente o mundo. O relance mais profundo e simples que teve da espécie de universo em que vivia e onde viveria. Não um relance de pensamento. Foi apenas como se ele tivesse tirado os óculos, e a miopia mesmo é que o fizesse enxergar. Talvez tenha sido a partir de então que pegou um hábito para o resto da vida: cada vez que a confusão aumentava e ele enxergava pouco, tirava os óculos sob o pretexto de limpá-los e, sem óculos, fitava o interlocutor com uma fixidez reverberada de cego.

(Clarice Lispector, Felicidade Clandestina, ‘Miopia Progressiva’ p. 27, 29 e 30)
As imagens surreais de Igor Morski

8 comentários:

  1. Beaucoup ton blog de l'ONU d'attraction "! Blog Beau!
    Bises ...:)
    Jeff

    ResponderExcluir
  2. A veces me cuesta entender el texto, pero creo entender que habla sobre la estabilidad y el miedo a ella.Por eso much@s fingen miopia o se hacen l@s loc@s ante alguna situación de compromiso estable.La fotografía és muy bonita. Besos.

    ResponderExcluir
  3. Montse querido!

    Sí. .. El niño miope descubre la estabilidad sólo es posible, permite que el ser humano: "la estabilidad del deseo imposible".

    Los cuentos de Clarice Lispector surgen las conclusiones y el aprendizaje sospecha de la adolescencia y se confirmó en la edad adulta: tristezas, miedos, imposibilidades, decepción y también mutación la mutación de estos personajes cuando se enfrentan con los sentimientos más fuertes que ellos...

    La miopía aquí es una metáfora... Elegí la historia que muestra algo de amor y el enamoramiento. Y jugó muy bien!!!!!!
    Pero toda la historia puede segnificar muchas cosas y esta es la magia literaria de Clarice!

    Estoy feliz de preguntar ... Sólo espero que he escrito correctamente su idioma!

    Besos,

    Dani

    ResponderExcluir
  4. Jeff,

    leur langue pour moi, c'est plus compliqué parce que je n'ai aucun contact avec quiconque dans sa patrie ... Mais maintenant, je vous avez! C'est un grand honneur de vous avoir dans mon blog ...

    J'espère que je ne fais pas très laide quand vous essayez d'écrire en français ...

    Sa patrie est un très beau mois! Et de continuer à montrer au monde, et pour nous, Brésiliens comment son peuple continue d'être un peuple politisé!

    J'ai adoré votre blog! Je vais vous suivre afin que nous puissions échanger des informations et aussi Je tiens à profiter de la beauté des lieux et les bateaux qui vous montrer!

    Baisers... Welcome to my life!

    Dani

    ResponderExcluir
  5. Perguntais-me como me tornei louco.
    Aconteceu assim: Um dia, muito tempo antes de muitos deuses terem nascidos, despertei de um sono profundo e notei que todas minhas máscaras tinham sido roubadas
    - as sete máscaras que eu havia confeccionado e usado sete vidas -
    corri sem máscara pelas ruas gritando:
    "ladrões, ladrões, malditos ladrões!"
    Homens e mulheres riram de mim e alguns correram para casa, com medo de mim.
    E quando cheguei à praça do mercado, um garoto trepado no telhado de casa gritou:
    "É um louco!" olhei para cima, para vê-lo. O sol beijou-me pela primeira vez minha face nua.
    Pela primeira vez, o sol beijava minha face nua, e minha alma inflamou-se de amor pelo sol e não desejei mais minhas máscaras.
    E, como num transe, gritei:
    "Benditos, benditos sejam os ladrões que roubaram minhas máscaras!"
    Assim me tornei louco. E encontrei, tanto liberdade como segurança em minha loucura: A liberdade da solidão e a segurança de não ser compreendido, pois aquele que compreende escraviza alguma coisa em nós."
    Khalil Gibran.

    PS: lindo texto me fez ficar aqui me questionando, em como me manter "miope" acreditando estar em uma situação de estabilidade, mas sendo que sempre a paixão me queima por dentro e me motiva a me lançar assim, a se atirar com tudo rumo ao impossível e ao inatingível.

    Beijos e muuuitooooooos Beijos.

    PS2: Deste coração que divide e partilha seus devaneios e sonhos para contigo, mas acima de tudo se sentindo muito feliz em ter vc em minha vida.

    Armando

    ResponderExcluir
  6. Daniela, com licença para meus muito mal escritos comentário ! Eu acho que seu blog fala sobre coisas bonitas e eu gosto muito de suas palavras !
    Muito obrigado !
    Adeus...

    ResponderExcluir
  7. Armando meu amor...

    Você foi tão feliz com o texto de Khalil Gibran e depois com suas próprias palavras que qualquer coisa que eu diga seria absolutamente redundante!

    Mas como sou sagitariana e totalmente impulsiva pensei e escrevi milhões de coisas a partir daquilo que deixou registrado aqui...
    E por hoje só quero lhe agradecer por partilhar comigo seus pensamentos... Pessoas como você me traz TUDO que eu preciso para continuar...

    Beijos mil com muito amor,

    Dani

    ResponderExcluir
  8. Jeff,

    Je suis très reconnaissante d'écrire en portugais ...
    Vous écrivez très bien de ma langue!
    Merci de visiter et apprécier les choses que j'ai mis sur mon blog.
    J'apprécie vos paroles ...
    Baisers et à bientôt!!!

    Dani

    ResponderExcluir