segunda-feira, 12 de abril de 2010

África do Sul na luta pelos seus direitos.

COPA DO MUNDO

ÁFRICA DO SUL, MAIS UM PAÍS PROVANDO O QUANTO O POVO BRASILEIRO É OTÁRIO E DESPOLITIZADO.

12/04/2010

Servidores públicos iniciam greve na África do Sul: ‘sem dinheiro, sem Copa’

Mais de 100 mil trabalhadores pararam por tempo indeterminado pleiteando um aumento de 15%. Próxima passeata está marcada para quinta

Cerca de oito mil servidores públicos se reuniram na manhã desta segunda-feira (12), no centro de Joanesburgo, para iniciar uma greve geral por melhores salários. A previsão é que 130 mil trabalhadores em todo o país só voltem à ativa após receberem 15% de aumento. Na Cidade do Cabo e em Durban também aconteceram manifestações pacíficas, mas em East London houve tiros em confronto com a polícia. Um grevista de 60 anos foi atingido, mas sem gravidade, segundo a polícia. Outras sete pessoas foram presas.

A paralisação afeta, entre outros setores, hospitais públicos, coleta de lixo e linhas de ônibus (embora o transporte mais popular no país sejam as vans privadas). Os trabalhadores fizeram várias referências à Copa do Mundo, que começa exatamente daqui a 60 dias. "Sem dinheiro, sem Copa do Mundo", gritavam eles. "Enquanto nós recebemos amendoins para trabalhar, eles querem organizar uma Copa do Mundo", ironizava um cartaz.

Os grevistas marcaram o próximo protesto para quinta-feira, justamente no dia em que a Fifa abrirá a última fase da venda de ingressos para a Copa, com guichês espalhados por vários pontos do país. A paralisação, no entanto, deve comprometer a procura, já que fechará algumas ruas e dificultará o trânsito das pessoas, como aconteceu nesta segunda.

O sindicato que organizou a manifestação espera que a proximidade da Copa o ajude nas reivindicações.

"Acredito que os empregadores vão nos atender para não prejudicarmos a Copa. É hora de eles acordarem e negociarem conosco", disse o diretor do sindicato, Steve Falconer.

Sibongile Mazibuko, diretora executiva do Comitê Organizador da Copa em Joanesburgo, disse que o direito à greve deve ser respeitado mas garantiu que ela não afetará os preparativos para o Mundial.

"Este é um país democrático e as pessoas têm espaço para reivindicar o que acham justo, com ou sem Copa do Mundo pela frente. Não vamos reprimi-las, apenas esperar que esta questão se resolva rapidamente", afirmou.
.
ENQUANTO ISSO NO BRASIL...
E quando um professor faz greve e o motivo já foi falado aqui e estão estampados em cada cidadão brasileiro, ouço vozes dizendo: "Mas perto de muitos trabalhadores vocês ganham bem." entre outras barbaridades... Outro dia uma aluna do Ensino Médio me perguntou por que eu não vou dar aula numa escola particular que paga bem, ou então monto a minha própria escola (perguntou-me após o fim da greve). Respondi calmamente por incrível que pareça: "primeiro meu objetivo de vida não é trabalhar para a classe burguesa e segundo eu tenho a minha própria escola, esta escola aqui é minha... Escolas públicas são nossas... Pertencem a mim, e também a você! Blá-blá-blá... Começo a crer que estes seres gostam de serem tratados como lixo.
Por hoje é só porque não está fácil lutar pelos nossos direitos neste país de merda. Quando não é a tropa de choque em cima de nós a mando do governador, é a população questionando coisas que só mostram o quanto são ignorantes e nada aprenderam até agora! Quer dizer, aprenderam SIM! Aprenderam direitinho a cartilha da classe dominante. "Ordem e Progresso". Ordem pro povo e progresso para a burguesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário