domingo, 13 de fevereiro de 2011

Das antigas e das novas tábuas

I

(...) como tenho tempo falo comigo mesmo. Ninguém me conta coisas novas; por conseguinte, narro-me eu a mim mesmo.

II

Quando vim para o lado dos homens, achei-os fortificados numa estranha presunção: todos julgavam saber havia muito tempo o que é bem e mal para os homens.
Toda a discussão sobre a virtude lhes parecia coisa velha e cansada, e o que queria dormir tranquilamente até falava do 'bem' e do 'mal' antes de se ir deitar.
Eu sacudi o torpor desse sono quando ensinei: ninguém sabe ainda o que é o bem e o mal... a não ser o criador.
Só o que cria o fim dos homens e o que dá sentido e futuro à terra, só esse cria o bem e o mal de todas as coisas.
E eu ordenei-lhes que derribassem as suas antigas cátedras, e onde quer que exista essa presunção; mandei-os rir dos seus grandes mestres de virtude, dos seus santos, dos seus poetas e dos seus salvadores do mundo.
Mandei-os rir dos seus sábios austeros, e punha-os em guarda contra os negros espantalhos plantados na árvore da vida.
Sentei-me à beira da sua grande rua de sepultura, até entre os abutres, e ri-me de todo o seu passado e do triste esplendor desse passado ruinoso.
À semelhança dos pregadores de penitência e dos loucos, fulminei anátemas contra as suas grandezas e pequenezas. - Como é pequeno o melhor deles! E igualmente pequeno o pior! - Assim me ria.
Assim gritava e ria em mim o meu sábio desejo, nascido nas montanhas - uma sabedoria selvagem, esse meu grande desejo de asas ruidosas!
E frequentemente o meu desejo me levou muito longe, mais além, para o alto, por entre o riso; eu então voava estremecendo como uma flecha através dos êxtases ébrios de sol: voava para os remotos futuros que nenhum sonho viu, para meios-dias mais cálidos do que jamais pôde sonhar a fantasia - para além, onde os deuses se envergonham de todas as vestes -, para falar em parábolas e balbuciar e coxear como os poetas, e, na verdade, envergonho-me de ser ainda poeta!
Voava aonde todo o acontecimento me parecia bailes e travessuras divinas, e o mundo só e desenfreado refugiando-se em si mesmo; como um eterno fugir e procurar a si de muitos deuses, como o bendito contradizer-se, rir-se e tornar a si de muitos deuses.
Aonde todo o tempo me parecia uma deliciosa zombaria dos instantes, aonde a necessidade era a própria liberdade, que brincava satisfeita com o aguilhão dessa liberdade.
Aonde tornei a encontrar também meu antigo demônio e inimigo inato, o espírito de pesadume e tudo o que ele criou: a coação, a lei, a necessidade, a consequência, o fim, a vontade, o bem e o mal.
Pois não é necessário haver coisas sobre as quais se possa dançar e passear dançando? Não é necessário que haja, por causa dos leves e dos mais leves, míopes e pesados anões?

III

Também além apanhei no meu caminho a palavra 'Super-homem' e esta doutrina: o homem é uma coisa que deve ser superada; o homem há de ser uma ponte, e não um fim: satisfeito do seu meio-dia e da sua tarde como caminho para novas auroras. A palavra de Zaratustra sobre o Grande Meio-dia suspendi aos ombros como um segundo manto de púrpura.
Fiz-lhes também ver novas estrelas e novas noites, e sobre as nuvens e o dia e a noite estendi o riso como um verdadeiro tapete de variadas cores.
Ensinei-lhes todos os meus pensamentos e todas as minhas aspirações: a concentrar e a unir tudo o que no homem não é mais que um fragmento e enigma e pavoroso azar.
Como poeta, como adivinho de enigmas, como redentor do azar, ensinei-os a serem criadores do futuro e a salvar criando tudo o que foi.
Salvar o passado no homem e transformar tudo 'o que foi' até a vontade de dizer: 'Mas eu queria que fosse assim! Assim o hei de querer!'
Eis o que chamei a sua salvação; só a isso lhes ensinei a chamar salvação.
Agora espero a minha para voltar pela última vez ao lado deles.
Que mais uma vez quero voltar para o lado dos homens: quero desaparecer entre eles, e oferecer-lhes, ao morrer, o mais rico dos dons.
Eis que aprendi do sol, desse opulento sol de inesgotável riqueza que, ao pôr-se, derrama o seu ouro pelo mar; por isso, até os mais pobres pescadores remam com dourados remos! Vi isto uma vez e, enquanto o via, as minhas lágrimas não se cansavam de correr...
À maneira do sol, quer desaparecer também Zaratustra: senta-se agora aqui a esperar, rodeado de antigas tábuas quebradas e de tábuas novas... meio escritas.

IV

Vede: tendes aqui uma nova tábua; mas onde estão meus irmãos para a levarem comigo ao vale e aos corações de carne?
Assim o exige o meu grande amor aos mais afastados: não sejas indulgente para com o teu próximo! O homem é coisa que deve ser superada.
Pode uma pessoa chegar a superar-se por múltiplos meios e caminhos: isso é coisa tua. Só um jogral pensa: 'Também se pode saltar por cima do homem'.
Supera-te a ti mesmo, até no teu próximo, e não consintas te deem um direito que possas conquistar.
O que tu fazes ninguém pode de novo a ti fazer. Fica sabendo: não há recompensa.
O que não pode mandar em si mesmo deve obedecer.
E há quem saiba mandar em si mesmo, mas esteja ainda muito longe de saber obedecer a si mesmo.

XVI

'Aquele que aprende muito esquece todos os desejos violentos. ' Assim se murmura hoje em todas as ruas escuras. 'A sabedoria fatiga; nada vale a pena; nada deves almejar. ' Também encontrei esta nova tábua suspensa nas praças públicas.
Quebrai, meus irmãos, quebrai também essa nova tábua! Penduraram-na os enfastiados do mundo, os predicadores da morte e os carcereiros: porque ela é também um apelo ao servilismo.
Eles têm aprendido mal, e não as coisas melhores, e tudo cedo e muito depressa: comeram mal e resolveu-se-lhes o estômago: que um estômago revolto é esse espírito que aconselha a morte! Porque o espírito, meus irmãos, é verdadeiramente um estômago.
A vida é uma fonte de alegria! Mas para aqueles que deixa falar o estômago sobrecarregado, pai da tristeza, todas as fontes estão envenenadas.
Conhecer é um gozo para quem tem vontade de leão.
Mas o que se fatigou é tão somente 'querido'; todas as ondas brincam com ele.
E assim fazem todos os fracos: perdem-se no caminho. E o seu cansaço acaba por perguntar a si mesmo: 'Por que seguimos este caminho? Tudo é igual!'
É a eles que agrada ouvir pregar: 'Nada vale a pena! Não deveis querer!' Mas isso, todavia, é um apelo ao servilismo.
Ó meus irmãos! Zaratustra chega como uma rajada de vento fresco para todos os que estão cansados do seu caminho; ainda há de fazer espirrar muitos narizes!
O meu hálito livre sopra através das paredes, penetrando nas prisões e nos espíritos presos!
A vontade liberta, porque a vontade é criadora: assim ensino eu. E só para criar precisais aprender!
E só de mim necessitais aprender e aprender, a aprender bem.
Quem tiver ouvidos que ouça.

(Assim Falou zaratustra / Friedrich Nietzsche)

Um comentário:



  1. Dani querida...
    Lindo post!
    Adoro Nietzsche!
    Adoro vc!

    beijos e tenha uma semana iluminada

    Armando

    ResponderExcluir