quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

LIBERDADE

Boa – noite, dizemos, e abrimos os braços. Logo em seguida, acendemos um cigarro e olhamos amedrontados à nossa volta. Espero não ter dito nada de errado.
De onde vem toda essa vaidade?
Por um prazo limitado, arrastamo-nos num globo terrestre pelo Universo. E no bonde um olhar nos apavora!
Parece que temos mais medo da vida do que da morte, que o nosso medo dos nossos semelhantes é maior do que o nosso medo da noite cósmica.
Não importa quem sejamos ou o que façamos: em centenas ou milhares de anos, isso estará esquecido. Será que não deveríamos tirar algumas conclusões desse fato? Quero dizer, não deveríamos aproveitar a vaidade em nosso próprio benefício, fazer dela uma forma de enriquecimento?
Sem dúvida, seria desagradável se todas as situações da vida fossem lembradas para sempre. Não significa para nós uma liberdade incomensurável podermos pensar: Amanhã – amanhã isso tudo estará esquecido?!
Não pretendo com isso conclamar à irresponsabilidade. Mas não precisamos ter preocupações a nosso próprio respeito. Não precisamos pensar em nosso necrológio. Disso estamos liberados. Podemos viver aqui e agora.
(Jostein Gaarder - "O Pássaro Raro", p. 183)

4 comentários:

  1. Dani minha doce e querida Dani!!!

    Estava vendo este texto e pensando em varias coisas sobre a Liberdade e todo o desejo e busca por uma liberdade sem limites.

    Mas por hora mesmo me veio o sentimento de lhe desejar uma linda noite e um ótimo dia.

    Quando for ler este comentário sinta-se abraçada de forma carinhosa e afetiva.

    Beijos sempre com amor
    Armando

    ResponderExcluir
  2. Creo que hay que temerle a la vida,nunca se sabe lo que pasará mañana, la muerte és irremediable, desde el momento de nuestro nacimiento nos encaminamos hacia ella. Vivo el presente, no se si tendré futuro. Besos.

    ResponderExcluir
  3. Meus queridos...

    A todos vocês que deixam uma palavra, um pensamento, eu só tenho a agradecer porque isto tem enriquecido minha vida, meu crescimento espiritual... Como é feliz saber e ter a comprovação que o mundo realmente não tem limite, fronteiras e que podemos fazer desta tecnologia tão discutida se é bom ou ruim algo que enobrece nosso ser deixando quem sabe um legado para as próximas gerações...


    Mi querida ... A todos vosotros, que dejan una palabra, un pensamiento, sólo tengo que agradecer porque ha enriquecido mi vida, mi crecimiento espiritual ... Qué bendición saber y tener la prueba de que realmente el mundo no tiene límites, fronteras y podemos hacer que esta tecnología tal como se si es bueno o malo que ennoblece nuestro ser, tal vez dejar un legado para las generaciones por venir ...

    Mon cher ... Pour tous ceux qui ont laisser un mot, une pensée, je viens de remercier parce qu'il a enrichi ma vie, ma croissance spirituelle ... Heureux de connaître et d'avoir la preuve que le monde a vraiment pas de limites, les frontières, et nous pouvons faire de cette technologie comme nous l'avons si bonne ou mauvaise chose qui ennoblit notre être, laissant peut-être un héritage pour les générations à venir ...

    Beijos, besos, baisers...

    Dani

    ResponderExcluir
  4. Dani vc é linda!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir